quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Medo do Adeus

Oi gente,

Estava vagando no blog do Jack achei esse lindo texto, que expressa tanto de mim, desse meu momento.

Aproveitem e quem sabe esse texto também vai falar ao seu coração!

Bejoks!


O medo do adeus é terrível. Ele faz você virar refém de pessoas e situações. Às vezes até de si mesmo!

Claro que não estou falando daquele adeus referente a uma coisa ou fase ruim. Falo do adeus a um conforto que você deve ou tem que abrir mão. Do adeus a um amor. Do adeus a uma pessoa. A um emprego. Esse tipo de adeus.

Lembro do dia em que o médico chamou a mim, meu irmão e meu pai em seu consultório, para dizer que não havia mais nada a ser feito pela minha mãe. E que tudo o que deveríamos fazer naquele momento era subir, ficar perto dela e rezar. Foi um momento estranho. Falando assim, parece ter sido super doloroso, mas quem é vítima de uma doença grave não morre de uma vez. Vai morrendo aos poucos. E àquela altura, no fundo, já sabíamos que esse dia estava bem perto. Subi e fiquei no pé da cama, olhando para ela e repetindo ininterruptamente: “Se Deus existe, leva ela embora… Se Deus existe, leva ela embora…”. E foi exatamente o que aconteceu duas horas depois.

Confesso que senti tristeza e alívio. É, alívio mesmo. Aquela situação já tinha ido longe demais e ninguém merecia aquilo, principalmente ela e meu pai (que estava muito mais envolvido do que eu e meu irmão). Hoje sei que crescemos muito como pessoas e como família, em decorrência disso. Não que eu quisesse aprender a esse custo. Mas acredito que eu jamais vá ter uma lição mais definitiva do que essa sobre a importância do adeus.

A verdade é que todos temos medo de dizer adeus. Nos acomodamos diante de algumas situações e tememos que tudo pode ficar pior.

É possível que em um ou outro adeus a situação realmente fique pior. Mas tenho certeza que, após algum tempo, a grande maioria só fará bem a você. O compromisso com a eternidade é algo religioso, não humano.

Meu compromisso não é com a eternidade. Exatamente por saber que eu me torno uma pessoa melhor a cada dia, eu não aceito virar refém de algumas escolhas feitas lá atrás. Claro que eu não sou um irresponsável inconstante, não se trata disso. Mas meu pacto é com o caminho que eu acredito que me fará feliz. Mesmo que, pra isso, eu tenha que dar um ou outro adeus inesperado pelo caminho.

2 comentários:

Mari. disse...

Ei MAaris!!!!

Boa?
Voltei..vim dá uma passeada no seu blog!

Bom...
acho que tenho me identificado muito com os teus posts ultmimamente!
Até demais!
Parei de postar..sem animo pra escrever...
sabe aquela época em que temos tanto pra escrever...tanta coisa pra desabafar, mas nada sai!?

Infelizmete ainda não conseguir dizer adeus!

Como diz aquela música brega do Leandro e Leonardo!
"Não aprendi dizer adeus..."
kkk
Então!

To sofrendo as duras para aprender!
afff..
Preciso me esvaziar de tanta coisa..
e pra começar, preciso aprender a dar adeus!
e confiar em Deus!

preciso da tal faxina!
Oh Jesus!

bjão!
Fica na Paz

Mari Mel disse...

Mari,

Comentei no seu blog mas não resisti em te responder aqui tb!

CREIA!

Comece a faxina, tire de vc tudo que não te traz alegria, mesmo que essa faxina te cause dor, mas ela é necessária!

Me senti como vc tb, tanto para dizer mas sem ter forças para escrever, só tinha lágrimas...

E a boa notícia é que o Senhor colhe nossas lágrima, chore tudo que vc tiver para chorar, mas faça isso aos pés do Senhor, pq Ele te trará uma solução, um caminho e uma cura!

Se precisa, me grita!

Beijoooosss